O que acha desta página

O que acha desta pagina?
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ao INAHINA, como instituição que se dedica a aplicação de ciências e tecnologias do mar, através do Departamento de Hidrografia cabe manter, por meio da Repartição de Cartografia, todas as Cartas Náuticas em Águas Jurisdicionais Moçambicanas actualizadas.

As Normas Técnicas para construção das cartas náuticas correspondem às Especificações de Cartas Internacionais da OHI. Essas Especificações foram aprovadas na XII Conferência Hidrográfica Internacional, em 1982 e funcionam como guia básico para a construção de todas as cartas náuticas, pelos países membros da OHI.

Além das cartas convencionais (em papel), a Repartição de Cartografia produz também, Cartas Digitais, tendo em vista a produção de cartas Electrónicas.

As Cartas Náuticas

São os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projecção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, farolins, bóias, balizas, luzes de alinhamento, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e de contorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.


 

 
Serviços

 

Cartas náuticas

O que são Cartas Nauticas?

» saiba mais

   

Previsão de marés

» saiba mais

   

Aviso aos Navegantes

NOTICE TO MARINERS NR. MOZ” 04/08 (T)


NOTICE TO MARINERS NR. MOZ” 02/08


   

Levantamento Topo-Hidrográfico

»